Primeira turma do Bom de Nota, Bom de Dança realiza apresentação em Botucatu

22 março 2017

Aproximadamente 80 alunos do BNBD Botucatu participaram, na última terça (14), com coreografias de balé e danças urbanas

Atuando em Botucatu e no distrito de Vitoriana, há aproximadamente oito meses, o projeto “Bom de Nota, Bom de Dança” realizou a apresentação da primeira turma do projeto, na última terça (14), no EMEF Antenor Serra, em Botucatu.

Foram aproximadamente 80 alunos de 7 a 12 anos que participaram da apresentação. O público pôde acompanhar as coreografias de balé e danças urbanas em dois horários, às 10h e 15h30.

De acordo com o professor Jonas Estevão, as crianças estavam super empolgadas. “Nós, professores, também estamos muito felizes por poder apresentar nossa arte e espalhar a dança”, fala.

“As crianças ensaiam desde o início do Projeto e esta foi uma pequena prévia do espetáculo. O objetivo, com essa apresentação, foi de mostrar a evolução dos alunos e tirar o medo deles de se apresentarem em público”, explica a professora Evelyn Martins, ao ressaltar a importância das apresentações para as crianças do projeto.

A demonstração do trabalho feito em grupo durante as aulas, mostrou a turma, que se forma ainda no primeiro semestre deste ano, preparada para o espetáculo “Universo em Dança”, marcado para maio, no Teatro Municipal de Botucatu.

O festival levará a plateia a sair da Terra e viajar por vários planetas e encerrará os trabalhos realizados desde julho do ano passado com as crianças. O tema do espetáculo surgiu de conversas entre os próprios professores e o conceito está baseado na diversidade dos estilos de dança.

Durante a preparação para ambas as apresentações, os alunos foram levados a refletir sobre as diferenças no mundo da dança e como a junção de estilos pode resultar em algo positivo.

“Tivemos a sensibilidade de mostrar para as crianças que balé e danças urbanas, apesar de estilos diferentes, têm suas belezas, intensidades, dificuldades e que, sobretudo, ambos são artes”, finaliza Mariana.

O projeto
O “Bom de Nota de Bom de Dança”, do núcleo de Botucatu, iniciado em Julho de 2016, atende crianças da cidade e também do Distrito de Vitoriana, há 16km de Botucatu.

Cerca de 300 crianças, de 7 a 12 anos, foram e continuam sendo beneficiadas pelo projeto social. A duração do projeto é de 12 meses e as aulas são realizadas às segundas e terças-feiras na Casa e Praça da Juventude em contraturno escolar.

Segundo a assistente social da APEC (Associação Pró-Esporte e Cultura), Lívia Mariussi, o objetivo do BNBD éimagem_release_895000 desenvolver e aprimorar os movimentos corporais, oferecendo atividades culturais e socioeducativas no período em que as crianças não estão na escola.

“As apresentações e a dança em si são importantes para o autoconhecimento e também para o desenvolvimento da auto estima das crianças”, afirma. De acordo com ela, a missão do projeto é auxiliar no desenvolvimento pessoal e escolar dos jovens, que participam de aulas de balé e dança de rua.

O projeto “Bom de Nota, Bom de Dança” de Botucatu e Distrito de Vitoriana é patrocinado pela Cutrale, através do Programa Nacional de Apoio à Cultura – PRONAC.